Saúde 1.5

Um modelo pensado para potencializar o acesso à saúde

Para levar saúde especializada com alegria para quem não tem, a SAS Brasil criou um modelo de atuação inovador, que combina elementos de atenção primária e secundária para oferecer um atendimento mais integrado e centrado no paciente. Chamamos a nossa abordagem de Saúde 1.5. Ela enfatiza a prevenção e a promoção da saúde, além do tratamento de doenças a partir de tecnologias digitais e personalizadas para melhorar a qualidade dos atendimentos e reduzir custos.

Como a Saúde 1.5 funciona na prática?

Na atenção primária, o atendimento é focado na prevenção, diagnóstico e tratamento. Na secundária, os cuidados são especializados e o paciente precisa ser encaminhado por um profissional da atenção primária. Ambos necessitam de sincronia para funcionar de maneira eficaz. Pensando nisso, surge uma peça fundamental: a Saúde 1.5.
 

No nosso modelo, médicos e enfermeiros da atenção primária atuam como os cuidadores principais, realizando consultas iniciais e exames de rotina e auxiliando no autocuidado de cada pessoa atendida. Se o problema não puder ser resolvido em um primeiro momento, o paciente é encaminhado para a atenção secundária, e um especialista daquela área poderá tratar o problema de forma mais assertiva e eficaz. 

Em todo o processo, o uso da tecnologia é fundamental. Além do registro das informações de cada paciente na triagem e nas consultas, a telemedicina possibilita que os profissionais realizem consultas à distância. Com isso, pacientes em regiões remotas, onde não há especialistas, ainda podem ser atendidos – a população interiorana, assim, não precisa mais se deslocar em grandes distâncias para conseguir chegar a uma unidade referência de saúde.

Saúde 1.5

Saúde 1.5:

acesso ampliado saúde conectada cuidado inovador distâncias encurtadas
We are Transparent Like that. No Gimmicks.