Política de Doação de Pessoa Física

A Saúde, Alegria e Sustentabilidade Brasil (nome fantasia “SAS BRASIL”), uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) sem fins lucrativos e de caráter filantrópico,  inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) sob o nº 22.105.994/0001-43 e regulamentada de acordo com os artigos 53 a 61 do Código Civil Brasileiro. Os termos deste documento tratam das doações realizadas por indivíduos para a SAS Brasil, em caráter voluntário e sem obrigação de continuidade por período pré-estipulado. Ao realizar contribuições financeiras para a SAS Brasil, os indivíduos declaram estar de acordo com estes termos.

As doações realizadas para a SAS Brasil serão destinadas ao funcionamento da organização, seus projetos, parcerias e nos termos do objeto social de seu estatuto. Todo o montante arrecadado contribuirá para os trabalhos em prol da ampliação do acesso à saúde e da manutenção da SAS Brasil, podendo ser alocado em diferentes frentes, de acordo com planos estratégicos e necessidades pontuais.

Para que os doadores tenham plena confiança no trabalho desempenhado pela SAS Brasil e estabeleçam vínculos e compromisso com a causa que estão apoiando, a organização se compromete a respeitar e divulgar o Estatuto dos Direitos do Doador e o Código de Ética da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).

Todo doador tem os seguintes direitos:

  1. Ser informado sobre a missão da organização, sobre como ela pretende usar os recursos doados e sobre sua capacidade de usar as doações, de forma eficaz, para os objetivos pretendidos;

  2. Receber informações completas sobre os integrantes do Conselho Diretor e da Diretoria da organização que requisita os recursos;

  3. Ter acesso à mais recente demonstração financeira anual da organização;

  4. Ter assegurado que as doações serão usadas para os propósitos para os quais foram feitas;

  5. Receber reconhecimento apropriado;

  6. Ter a garantia de que qualquer informação sobre sua doação será tratada com respeito e de forma confidencial, não podendo ser divulgada sem prévia aprovação;

  7. Ser informado se aqueles que solicitam recursos em nome da organização são membros da organização, profissionais autônomos contratados ou voluntários;

  8. Poder retirar seu nome, se assim desejar, de qualquer lista de endereços que a organização pretenda compartilhar com terceiros;

  9. Receber respostas rápidas, francas e verdadeiras às perguntas que fizer.

Meios de pagamento

Ao enviar dados de pagamento por meio do site doe.sasbrasil.org.br ou da Central de Relacionamento com Doadores, pelo número de WhatsApp 11 94229-9161, o doador autoriza a SAS Brasil a cobrar doações pontuais ou mensais no valor estipulado no momento de seu cadastro ou em atualizações posteriores.

A SAS Brasil não disponibilizará conta bancária para transferência, depósito ou realização de “PIX”, nem receberá doações em espécie, em eventos ou em sua sede, salvo exceções previamente acordadas com a Gerência de Captação e mediante comunicação oficial autorizando esta situação.

Cartão de crédito: doações recorrentes realizadas por meio de cartão de crédito serão cobradas mensalmente por meio de um gateway de pagamento homologado e seguro. Quando não for possível cobrar a doação no dia de preferência do doador, a tentativa de cobrança será feita ao longo dos dias posteriores, até o final do mês de competência da doação.

Boleto bancário: planos de doação únicas realizados por meio de boleto bancário serão cobrados mensalmente por meio de títulos registrados no banco pela SAS Brasil, utilizando um subadquirente confiável. Caso o boleto não seja pago até sua data de vencimento, fica autorizado o envio de um segundo boleto referente à competência não paga.

Não-pagamento das doações

O não-pagamento de uma ou de mais doações, independente do motivo, não acarretará ao doador cobrança de multa, juros ou inclusão em qualquer tipo de cadastro de restrição de acesso a crédito. O pagamento das doações é espontâneo e opcional ao doador, podendo ser suspenso a qualquer momento por meio da Central de Relacionamento com Doadores.

Reajuste inflacionário

A SAS Brasil pode reajustar o valor da doação mensal a cada 12 meses, de acordo com o índice de inflação corrente e aumento nos custos bancários no período. Essa adequação nos garante o trabalho em pro da ampliação do acesso à saúde no Brasil frente aos novos desafios.

Para dúvidas, acesse os canais destinados ao doador pelo número de WhatsApp 11 94229-9161 (de segunda a sexta-feira das 9h às 19h) ou envie um e-mail para: relacionamento@sasbrasil.org.br.

Privacidade de dados

A SAS Brasil se compromete a não compartilhar quaisquer de seus dados com terceiros, enviar mensagens indesejadas (spam), conteúdos não-relacionados à causa da ampliação do acesso à saúde no Brasil e/ou atividades da própria organização.

Todos os dados compartilhados entre o doador e a SAS Brasil serão armazenados em servidores seguros e utilizando-se de fornecedores competentes para este serviço.

A íntegra dos Termos de Uso e Política de Proteção de Privacidade adotados pela SAS Brasil podem ser encontrados em sasbrasil.org.br/privacidade.

Política de cancelamento de doações
A SAS Brasil considera que toda doação é um gesto voluntário e espontâneo, podendo ser cancelada a qualquer momento, sem qualquer consequência. Para que futuras doações não sejam realizadas sem a vontade do doador, o cancelamento deve ser feito em até 10 dias antes do lançamento combinado na fatura de cartão de crédito. Para cancelar sua doação, basta entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento com Doadores
, pelo número de WhatsApp 11 94229-9161, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, ou pelo e-mail: relacionamento@sasbrasil.org.br.

Política de reembolsos

Em caso de cadastros de doações por engano ou em duplicidade, o reembolso pode ser solicitado mediante email para relacionamento@sasbrasil.org.br. O pedido de reembolso será analisado e processado em até 15 dias úteis.

Critérios para estorno de doação: abordagem na rua. Estando devidamente assinado o recibo de autorização, a organização não realiza estornos das doações já realizadas, uma vez que o doador estava ciente e de acordo com as informações transmitidas pelo captador. Neste caso, o estorno da doação será realizado somente nas seguintes circunstâncias:

  1. quando tenha ocorrido algum erro no sistema ou no formulário, e a doação tenha sido duplicada na mesma fatura, a SAS Brasil realizará o estorno da doação extra debitada;

  2. quando o doador concordou em realizar uma doação única mas é cobrado mensalmente, não haverá recibo preenchido e assinado, e a SAS Brasil realizará o estorno da cobrança mensal indevida.

Informações gerais

A SAS Brasil se reserva o direito de alterar esta Política a qualquer momento, sempre que se faça necessário e visando o aperfeiçoamento da relação com seus doadores. Caso venha a fazer quaisquer alterações nesta Política, a data da “Última atualização”, no início desta página, será também atualizada.