Home Ações e projetos SAS Brasil lança força tarefa para treinar profissionais de saúde para atuar em linha de frente contra a Covid-19

SAS Brasil lança força tarefa para treinar profissionais de saúde para atuar em linha de frente contra a Covid-19

por Ana Beatriz Viana Arruda

Centro de Aprendizagem em Atendimento Covid com Imersão em Terapia Avançada atrai 700 profissionais de saúde para capacitação e treinamento de atuação contra o coronavírus

 

Na última sexta-feira (28), uma das Unidades Móveis de Saúde da SAS Brasil estacionou em João Câmara, cidade a 80 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte para inaugurar a primeira etapa da Operação Capacita: Centro de Aprendizagem em Atendimento Covid com Imersão em Terapia Avançada. A ação é uma força tarefa que promove a capacitação e treinamento de 2.000 médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas para atuarem na linha de frente contra o coronavírus. Nesta primeira edição, que acontece entre os dias 28 de maio e 2 de junho, a operação registrou mais de 700 inscrições de profissionais do Rio Grande do Norte.

Invista na Operação Capacita 

Adriana Mallet, CEO da SAS Brasil e uma das médicas responsáveis pela operação ressalta a importância do treinamento no contexto atual. “Com o colapso generalizado e o esgotamento dos profissionais de saúde em atuação na linha de frente do combate ao coronavírus, é essencial garantir novas equipes qualificadas para atuação na terapia intensiva de pacientes com quadros graves de covid-19”, afirma. 

De acordo com a Pesquisa de Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19 no Brasil, realizada pela Fiocruz em 2020, 11,8% dos profissionais de saúde afirmaram sentir despreparo técnico para atuar na linha de frente contra o coronavírus. Por isso, a solução da SAS Brasil tem um impacto tão significativo, já que a formação desses profissionais pode beneficiar até 3.000 pacientes graves de UTI. 

A capacitação 

Treinamento da técnica de pronação

Os inscritos tiveram acesso a conteúdos exclusivos na Academia SAS Brasil, plataforma de conteúdos educacionais sobre saúde da instituição. Os vídeos abordam o atendimento de pacientes com Covid-19 internados nas UTIs do nível básico ao avançado. Por meio desses conteúdos, os profissionais são preparados para as aulas práticas que estão acontecendo no campus do IFRN em João Câmara, onde está estacionada a carreta da SAS Brasil.

Durante o momento prático, os profissionais passam por dois níveis de formação. O Basic Life Support, que é o nível básico, introduz os profissionais aos Equipamentos de Proteção Individual, abordagem sistematizada do paciente com a Covid-19 e os princípios e manejos básicos de via aérea e ventilação mecânica. Já o segundo nível, mais aprofundado, o Advanced Life Support com foco em covid-19, capacita os profissionais por meio de práticas avançadas de manejo de via aérea, ventilação mecânica, protocolo covid, manejo de paciente pronado e intubação em manequins.

Quer saber mais sobre a Operação Capacita? Acompanhe a cobertura 

A enfermeira Maria Fernanda que veio de Grossos, cidade a 270 km de João Câmara,  em uma caravana com 20 pessoas conta sobre a oportunidade de participar da capacitação. “Foi uma experiência incrível. Agregou muito conhecimento, tirou muitas dúvidas e isso vai ajudar muito na assistência de pacientes”, disse.

Momento de revisão das aulas online

Ela ainda completa afirmando que a ação “vai contribuir bastante para a reabilitação dos pacientes da nossa região, porque nós já fazemos na prática, mas não nos atentamos aos mínimos detalhes que podem comprometer na hora da assistência”. Assim, a operação leva até os profissionais de saúde de cidades do interior novas perspectivas para o atendimento. Ainda mais, eles têm a oportunidade de compartilhar o que aprenderam com seus colegas de trabalho, criando um ciclo em que o conhecimento sempre é passado à frente, o que impacta não só o serviço de saúde, mas a vida do paciente. 

Nilton Rufino, técnico de enfermagem que viajou seis horas para participar do curso, ressalta o que aprendeu com o curso. “Foi muito gratificante, o curso me fez crescer como profissional e vou levar para o dia a dia da minha área o que eu aprendi. Eu aprendi técnicas novas de ressuscitação, de pronação, que eu não sabia, entubação e paramentação na hora que vamos tratar paciente de covid”, conta. 

Estudo da anatomia para realizar entubação

A capacitação, que está sendo realizada com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde Pública, através da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e da Coordenadoria de Atenção à Saúde, está quase chegando ao fim, mas o impacto que ela vai deixar não chega ao fim.  A Operação Capacita veio para mudar a visão dos profissionais de saúde sobre o aprender, o fazer e o compartilhar, dando início a uma corrente de transformação, cooperação e superação.

 

Fotos: Gustavo Araújo e Camila Neder

Posts relacionados

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.