Home Conexão Saúde Expedição presencial no Rio de Janeiro impacta mais de 700 moradores de comunidade carioca

Expedição presencial no Rio de Janeiro impacta mais de 700 moradores de comunidade carioca

por Ana Beatriz Viana Arruda

Pela primeira vez presencialmente com carretas itinerantes em solo carioca, SAS Brasil atendeu moradores da Comunidade da Maré 

 

Recepção dos pacientes

Nos dias 21, 22 e 23 de maio, a SAS Brasil realizou a Expedição Maré 2021, primeira expedição presencial no Rio de Janeiro. A ação aconteceu no anexo da Fiocruz, em Manguinhos, e superou as expectativas. Ao todo, foram 330 atendimentos, 570 exames e 293 procedimentos. Para evitar aglomerações, a ação contou com protocolos de segurança, atendimentos com horário marcado, uso obrigatório de máscaras e voluntários vacinados com duas doses da vacina contra a Covid-19. 

 

Leia: SAS Brasil dá início a triagem para expedição presencial no fim do mês na comunidade da Maré 

Todas as consultas foram realizadas nas carretas itinerantes da SAS Brasil. Os veículos foram adaptados para oferecer onde quer que as carretas estejam estacionadas uma estrutura móvel com consultórios e equipamentos de última tecnologia. Nesta edição, a expedição focou nos atendimentos de oftalmologia, odontologia, pediatria e dermatologia.

Os atendimentos

De acordo com pesquisa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia em 2019, mais de 250 mil jovens de 5 a 15 anos têm dificuldade para enxergar no Brasil. É justamente neste cenário que a SAS Brasil buscou impactar a população mirim da Comunidade da Maré. Foram oferecidos em média, para cada paciente oftalmológico, cinco exames de ponta para diagnosticar e tratar de forma efetiva problemas oculares. 

Atendimento oftalmológico

Os 60 pacientes com necessidade de óculos novos tiveram a oportunidade de escolher a armação que já foi enviada para produção e será entregue no início do próximo mês. O atendimento oftalmológico na infância é muito importante, uma vez que pode impactar diretamente nos índices de evasão escolar. Dessa forma, o trabalho realizado no último final de semana abre perspectivas de futuro para os pacientes, já que reduz as chances de abandono dos estudos. 

Um estudo publicado na revista International Journal of Pediatric Dentistry revela que durante a pandemia, o atendimento odontológico de crianças diminuiu 88%. Em populações vulneráveis esses números, que já não eram elevados, são ainda mais devastadores. Por isso, o atendimento odontológico realizado na expedição foi tão importante. Os pacientes tiveram a oportunidade de realizar procedimentos, como raspagem, polimento e resina, intervenções que podem afetar significativamente a concentração nas aulas e a qualidade de vida dos pacientes. 

Procedimento odontológico

Nas especialidades de dermatologia e pediatria, as crianças atendidas foram avaliadas e tratadas para doenças nas pele, alergias e outras demandas. Em meio aos circuitos de atendimento, a alegria não poderia faltar nessa expedição. Por isso foram distribuídas bolhas de sabão para as crianças se divertirem entre os atendimentos e disponibilizadas câmeras para tirarem fotos polaroid.

 

 

Atendimento dos familiares

Durante a ação, os familiares que acompanharam as crianças puderam ser triados nas especialidades de dermatologia e oftalmologia para investigar casos de câncer de pele e acompanhar a diabetes. A triagem aconteceu como forma de preparação para uma segunda ação presencial que será realizada ainda em 2021. 

Triagem dos acompanhantes

A Expedição Maré 2021 atraiu não só a atenção dos moradores da Maré, mas também da mídia nacional e internacional. Durante os dias dos atendimentos, foram recebidos dois jornais que fizeram matérias sobre a ação realizada pela SAS Brasil. Uma delas foi veiculada durante o RJTV na Globo e a outra, que foi feita por uma mídia alemã, ainda irá ao ar. 

Foram três dias em que sorrisos renasceram, olhos foram abertos, histórias foram compartilhadas e vidas foram impactadas. A expedição presencial chegou ao fim, mas o movimento de transformação, saúde e alegria iniciado ali, continuará crescendo e se propagando. Ao final de mais uma expedição, a SAS Brasil continua tendo uma certeza: A saúde é a alegria do corpo. A alegria é a saúde da alma.

Posts relacionados

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.