Home Sem categoria A reinvenção de cada dia dos profissionais de enfermagem

A reinvenção de cada dia dos profissionais de enfermagem

por Ana Beatriz Viana Arruda

O Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio, resgata a importância e singularidade dos enfermeiros no dia a dia da saúde.

 

Monitoramento de paciente

No último ano, ao acompanhar a triste evolução da pandemia, o mundo teve a oportunidade de, talvez, pela primeira vez, realmente voltar seus olhos para a importância dos profissionais de saúde. No Brasil, os enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem representam o maior grupo de atuantes na área de saúde, totalizando mais de 2 milhões de profissionais da enfermagem (Conselho Federal de Enfermagem). Todos os dias esses profissionais, que cuidam do próximo com muita devoção, empatia, acolhimento, sensibilidade e conhecimento, enfrentam um mundo de desafios que requerem que eles sejam sempre criativos.

 

Confira: SAS Brasil lança campanha Unidas Pela Saúde: De Uma Mãe Para Outra

Na SAS Brasil não é diferente, os nossos profissionais de enfermagem, vêm, há um ano, reinventando-se a cada paciente. Com novos protocolos, novas rotinas e inovadoras tecnologias, as enfermeiras da instituição abriram caminho para um novo jeito de se fazer enfermagem. Diante de um novo mundo, pautado pelo isolamento social, novas abordagens de tratamentos e novas medidas sanitárias, as enfermeiras da SAS Brasil foram e têm sido figuras singulares no desempenho do trabalho da instituição.

Enfermeiros com os EPIs

Atualmente, os profissionais atuam em dois formatos, o presencial e o virtual. No presencial, eles integram a equipe de campo, encarregando-se do acompanhamento e monitoramento  a cada 24h dos pacientes com suspeita ou confirmados para o coronavírus. Portando os equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e macacão de proteção com capuz, os enfermeiras vão até a casa do paciente para auxiliar durante a teleconsulta. Realizando a medição dos sinais vitais, como por exemplo, a oxigenação, eles ajudam na decisão de tratamento determinado por outros profissionais de saúde.

Em Cavalcante (GO) e Preá (CE), cidades onde estão instaladas duas das quatro Unidades de Telemedicina Avançada, os enfermeiras também dão todo o suporte necessário, mas de forma digital. Nesse formato, eles são responsáveis pela triagem dos pacientes que chegam até a SAS Brasil por meio dos números divulgados nas cidades onde atuamos. Dessa forma, eles auxiliam no direcionamento das queixas dos pacientes, além de facilitar a atuação dos outros profissionais de saúde.

Monitoramento em casa de paciente

Ser um profissional da enfermagem é ter uma uma experiência humana que permite conhecer pessoas, conectar com o olhar do outro, compartilhar sorrisos, apoiar no momento de dor, mas acima de tudo, que permite construir histórias. É isso que a SAS Brasil almeja, construir uma história de impacto, propósito e transformação e isso só pode ser feito com a presença de profissionais que tem no coração a missão de reinventar, recomeçar e inovar. 

Posts relacionados

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.