Home Notícias SAS Brasil é tema de artigo em revista internacional de medicina

SAS Brasil é tema de artigo em revista internacional de medicina

por Ana Beatriz Viana Arruda

No segundo semestre de 2020, a Brazilian Medical StudentsInternational Federation of Medical Students Associations Brazil (BMS-IFMSA) abriu suas submissões com o tema principal relacionado à inovações tecnológicas em saúde e pandemia de COVID-19. A  partir disso,  as voluntárias da SAS Brasil, Camila Regina Perez, Caroline da Silva Teixeira, Daniela da Silva e Jakeline Cavalcante, com apoio da Coordenadora de Pesquisa e Educação da SAS Brasil,  a Dra. Ana Carolina Caneiro,  decidiram unir duas paixões: a SAS Brasil e a IFMSA Brazil e escrever um relato de experiência sobre o voluntariado. 

Leia: Boletim #31 Conexão Saúde: De olho no Corona

No início de 2021, o artigo ainda não havia sido publicado, então a Dra. Ana Carolina Carneiro entrou em contato com as autoras do estudo devido à abertura do edital da revista Medical Students International – IFMSA. Nela, as voluntárias encontraram o suporte que precisávamos para continuar buscando a publicação do artigo, assim como a certeza de que estavam no caminho certo.

Capa da edição 43 da revista MSI

A partir disso, as quatro viveram um período intenso de modificações, correções e aprendizados, evidenciando a todos o propósito do relato da experiência na SAS Brasil.A escrita desse texto foi idealizada a partir de um conjunto de objetivos, não só acadêmicos, mas também de transmitir ao mundo o ideal de saúde das autoras, que reafirma os princípios da SAS Brasil: Saúde, Alegria e Sustentabilidade.

Por fim,  o artigo foi enviado para a revista bienal MSI. Na última sexta-feira (9), o artigo em inglês  “Telemedicine Implementation for Brazil’s Vulnerable Communitiesfoi selecionado para integrar a edição 43 da revista, além de abrir a sessão principal, “Saúde Digital”.  A publicação foi uma das três selecionadas dentro de 307 submissões no mundo. Cada uma das voluntárias envolvidas aprenderam muito com o processo de produção, pesquisa e publicação do artigo. Confira a mensagem que cada uma delas deixam sobre a experiência:

Jackeline: A SAS Brasil transformou minha vida de inúmeras formas desde que me tornei voluntária em 2019, dentro da instituição aprendemos sempre uma medicina mais humana, e ter a oportunidade de escrever este artigo sobre o projeto da telemedicina reforçou todos os princípios os quais eu acredito e compartilho dentro do voluntariado. 

Caroline: Poder expressar todo nosso aprendizado como voluntárias através de uma publicação é de uma gratidão imensa pela SAS Brasil. Aprendemos sobre amor, cuidado e acesso. Com toda certeza do mundo seremos médicas melhoras graças a essa oportunidade. Obrigada! 

Primeira página do artigo das quatro voluntárias

Camila: Desde que eu me tornei voluntária SAS Brasil, em 2018, eu defini meu propósito de vida pessoal e dentro da minha futura profissão como médica. Escrever esse artigo foi só mais um passo para atingir esse ideal tão lindo. Foi um crescimento pessoal e profissional.

Daniela: Redigir esse texto me deu a oportunidades de entender o impacto geral da SAS Brasil na vida das pessoas. Dessa maneira me mostrando e afirmando a importância de um atendimento humanizado e para todos.  Por esses motivos, agradeço a SAS Brasil por me permitir atuar como voluntária e autorizar a redação do artigo. 

Confira a revista. O artigo das voluntárias da SAS Brasil pode ser encontrado nas páginas 15 a 17.

 

Posts relacionados

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.