Home Inovação em Saúde SAS Brasil lança oficialmente, em live, sua cabine de telemedicina

SAS Brasil lança oficialmente, em live, sua cabine de telemedicina

por Comunicação SAS Brasil

Na próxima terça-feira, 29 de setembro, a partir de 11h, o SAS Brasil realiza uma live para lançar oficialmente sua Cabine de Telemedicina. O equipamento, inédito no mercado e patenteado pela organização, tem como proposta auxiliar no combate à pandemia de covid-19, viabilizando o acesso a atendimentos médicos e psicológicos de qualidade à população que carece de acesso à internet ou a smartphones em regiões carentes do país. A primeira cabine de telemedicina do SAS Brasil já está instalada e em funcionamento na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro (RJ).

⇨ No Instagram: É hora de pensar dentro da caixa!

Com duração de 45 minutos, o evento terá a participação de Adriana Mallet, médica e diretora do SAS Brasil, Anderson Scaloni, desenvolvedor da tecnologia da cabine, e Flaviane Ramos, arquiteta responsável pelo desenho do projeto. Na ocasião, os participantes darão detalhes sobre o funcionamento do equipamento e os primeiros resultados da fase de testes após a instalação na Maré, em setembro. Os debatedores também discutirão os avanços da telemedicina e inovações na saúde para reduzir a desigualdade no Brasil.

Replicabilidade e impacto

A live terá também a participação de Joaquim Monteiro, CEO do Sertões, tradicional competição de off road da qual o SAS Brasil é a ação social oficial desde 2013. Monteiro discutirá a replicabilidade do projeto das cabines em locais próximos à rota do Sertões 2020. Na prova deste ano, em função da pandemia, os participantes não ficarão hospedados em cidades, como é de praxe. Em vez disso, viajarão entre “bolhas”, de forma a preservar a população das cidades do sertão brasileiro. O SAS Brasil fará a instalação, na região, de UTAs (unidades de teleatendimento), proporcionando atendimento médico e psicológico a pessoas carentes dos locais.

⇨ No LinkedIn: Anote na sua agenda

Coordenadora da Redes da Maré, Luna Arouca, também participará da live, falando sobre o impacto da cabine na comunidade. O evento será mediado pela jornalista Giuliana Miranda, colaboradora da Folha de S.Paulo em Portugal e do portal Medscape, comentarista da RTP e autora de reportagens sobre ciência, saúde e ambiente.

O evento será transmitido pela nova plataforma de educação do SAS Brasil. Haverá espaço para perguntas da imprensa e de participantes.

Cabine de Telemedicina

A Cabine de Telemedicina do SAS Brasil é um ambiente no qual os pacientes têm a possibilidade de serem atendidos a distância por médicos de 13 especialidades diferentes e por psicólogos. O equipamento conta com filtragem constante do ar, com filtros HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance); tecnologia de esterilização com feixe de luz ultravioleta; proteção acústica e porta fosca para garantir a privacidade do usuário; oxímetro, medidor de pressão arterial e de temperatura. Com esses recursos, o médico, mesmo a distância, consegue obter informações vitais do paciente. Além disso, a cabine oferece conexão à internet por fibra ótica, webcam e um monitor para que os pacientes possam conversar com os profissionais de saúde.

O projeto é resultado de uma parceria entre a empresa de tecnologia SAS Smart, a firma de arquitetura Elephant e o SAS Brasil, que resultou em uma patente de inovação de modelo de utilidade recentemente submetida ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). A expectativa do SAS Brasil é atender cerca de 480 pessoas por mês na cabine.

Posts relacionados

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.