Cuidado integral de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis
Visão Integrada na Assistência em Saúde (VIAS) é a linha de cuidado da SAS Brasil que busca realizar novos diagnósticos e acompanhamento de doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes. Por meio de “mutirinhos”, em que são realizadas triagens,
Por meio de Mutirinhos de triagem, Mutirões de atendimentos presenciais e atendimentos via telessaúde, as populações das localidades onde as Unidades de Telemedicina Avançada estão instaladas, têm acesso a profissionais das áreas de endocrinologia, nutrição e enfermagem especializada.
Durante as atividades, as pessoas atendidas passam por uma série de exames, como fundo de olho, hemoglobina glicada, função renal e avaliação da saúde dos pés, para realizar o controle de complicações das doenças crônicas. As pessoas que recebem o diagnóstico de diabetes com nossa equipe realizam a triagem com os profissionais de saúde. Para além do atendimento, os participantes da linha também têm acesso a ações de educação, como palestras sobre a importância das medicações, das atividades físicas e conduta alimentar.
Atuando de forma global, junto com o suporte multidisciplinar para os pacientes, a linha de cuidado atua diretamente com as Unidades Básicas de Saúde dando apoio para as equipes promovendo ações de educação continuada. Durante as capacitações, profissionais de saúde e Agentes Comunitários de Saúde aprofundam seus conhecimentos para auxiliar os pacientes.
Levando um cuidado a mais
“A gente ficou sabendo que vocês iam chegar para ajudar a cuidar da saúde dos diabéticos. Participamos da capacitação e fomos desenvolvendo isso na comunidade, fazendo a triagem dos pacientes que vocês iam atender. É uma ‘saúde a mais’, um conhecimento a mais que eu estou levando para eles”.

Primeira vez no endócrino
“Eu tenho o diagnóstico de diabetes há 28 anos e nunca tinha ido a um endocrinologista. Foi na SAS Brasil que me consultei pela primeira com a endocrinologista. Antes eu não cuidava direito, mas agora, estou prestando mais atenção e fazendo o possível para melhorar”.

Nunca soube o que eu tenho
“Quando recebi o diagnóstico, eu não sabia o que era a diabetes e também não me explicaram direito o que eu tenho. Agora, com a SAS Brasil, eu entendo melhor e, em vez de ir para Sobral ou Fortaleza para conseguir um médico, tenho atendimento aqui em casa”.
