Por Camila Brunelli, da equipe de Comunicação SAS Brasil

Responsável pela unidade de hardware da América Latina da IBM, Ana Paula Zamper já sentia a necessidade de se engajar em algum trabalho voluntário. Quando soube da existência do SAS Brasil e do trabalho que a ONG faz, a executiva entrou em contato com a coordenadora da área de saúde, a médica Adriana Mallet, para saber de que forma poderia ajudar.

Algum tempo depois, em um reunião, Adriana mencionou a necessidade de mais computadores. Até então, o SAS Brasil contava com 4 notebooks, que eram escalonados entre os cadastros durante as triagens nas cidades e os médicos que precisavam dos aparelhos nos consultórios para prescrever medicamentos ou condutas médicas, além de anotar os procedimentos.

Ana Paula Zamper conheceu o trabalho do SAS Brasil e quis ajudar a ONG

Diante de um projeto de remodelagem das estações de trabalho de alguns dos funcionários da chefia da Alstom Brasil, Ana Paula vislumbrou a chance que precisava para solicitar a doação de 20 notebooks seminovos para o SAS Brasil. “Eles estão com pouquíssimo uso, seminovos mesmo”, diz a voluntária, animada em talvez conseguir ainda mais máquinas para a ONG.

Por meio de uma nota, Rossana Tommasi, diretora de Gestão de Talentos e de Responsabilidade Social da Alstom Brasil, diz que “a Alstom Foundation teve a satisfação de doar 20 computadores para o projeto desenvolvido pela organização social SAS Brasil, sendo essa ação parte de um programa global de renovação dos computadores dos funcionários da Alstom. Por meio dessa doação, a Alstom reforça seu compromisso de cidadania corporativa, compartilhando objetivos comuns com o SAS Brasil de contribuição sustentável às comunidades necessitadas”.

Menos tempo na fila

O plano do coordenador de TI do SAS Brasil, Anderson Scaloni, era ter mais computadores para melhorar o fluxo dos cadastros de pacientes feitos nas expedições da ONG e, assim, reduzir o tempo de espera das pessoas na fila. Para Adriana, essas novas máquinas serão essenciais para as frentes de saúde do SAS Brasil nas ações realizadas ao longo do ano – especialmente a próxima, que ocorre em conjunto com o Sertões e terá um total de 39 profissionais de saúde atendendo nas diversas frentes de atuação.

Voluntários do SAS Brasil usam os notebooks no cadastro de pacientes que serão atendidos

“Trabalhamos com um prontuário eletrônico desenvolvido internamente”, explica Adriana. “Fazemos o cadastramento dos pacientes, registro de informações sobre consultas e procedimentos”, conta. “Na etapa seguinte, a das pós-consultas, pegamos os dados para demonstração de impacto”. Os computadores são importantes para que os médicos e a coordenação do SAS Brasil possam firmar diagnósticos dos pacientes, classificar as ocorrências etc. “Já saímos da expedição com os dados planilhados e organizados”, explica a médica.

Destino certo

Adriana lembra, ainda, que todo esse processo de registro e de organização dos dados era complicado de ser feito sem máquinas adequadas: “Era muito difícil fazer isso dependendo de computadores dos coordenadores ou mesmo de voluntários ou, ainda pior, das cidades assistidas”, relembra.

Os primeiros notebooks doados, que foram recebidos na sede da ONG em São Paulo, já têm destino certo: “Com os primeiros computadores, já estamos resolvidos: levaremos 10 para cada expedição”, comemora a médica, lembrando que no Sertões 2019 haverá duas equipes paralelas, que atenderão, ao todo, 7 cidades de 6 estados brasileiros. “Ainda buscamos mais doações de computadores para as cidades que terão nossos projetos piloto de telemedicina”.

A Ricoh, uma das líderes no país no segmento de impressoras e multifuncionais, também fez uma doação para a ONG: duas impressoras novas que atendem os requisitos do SAS Brasil, como serem alimentadas por cartuchos de tinta baratos e fáceis de achar em qualquer lugar, por exemplo.