O SAS Brasil recebeu nesta segunda-feira (17) o selo ONG Transparente, concedido pelo Instituto Doar, entidade que trabalha no sentido de ampliar a cultura de doação no Brasil e no mundo. O selo foi concedido ao SAS Brasil depois de análise das nossas informações de transparência, publicadas no nosso site. Em uma página, é possível encontrar todos os relatórios anuais de atividades desde 2013, quando o SAS Brasil foi criado, e os demonstrativos financeiros desde 2105, quando foi formalizada como ONG.

Faça sua doação na campanha do SAS Brasil por Brumadinho

“Essas organizações são muito especiais porque se esforçam em mostrar aos visitantes de seus sites não apenas quem são mas também seus números, seus objetivos, seu time”, afirma o fundador do Instituto Doar, Marcelo Estraviz. “Mais do que nunca precisamos de ONGs como essas: transparentes em seus atos, focadas em suas missões”. O SAS Brasil já foi incluído na relação de ONGs reconhecidas pelo Instituto.

Para a diretora executiva do SAS Brasil, Sabine Zink Bolonhini, o selo leva a nossa organização a um nível ainda maior de credibilidade. “Acreditamos que o reconhecimento dado pelo Instituto Doar, que contribuiu de forma expressiva para a cultura de doação para ONGs no país, coloca o SAS Brasil em um contexto diferenciado para receber doações de pessoas físicas e jurídicas”, diz Sabine. “Sempre tivemos preocupação com a ética e a boa gestão dos nossos recursos e o selo ONG Transparente oficializa essa prática”, completa.

O coordenador de Comunicação do SAS Brasil, Gabriel Toueg, também comemora o selo. “É um importante reconhecimento, que mostra o posicionamento que temos como ONG transparente, sempre preocupados em publicitar nossas ações e nossos números, e que nos coloca em um novo patamar como instituição recebedora de doações, ao lado de entidades importantes e reconhecidas como TETO, Fundação Abrinq, AACD, Instituto Sou da Paz, SOS Amazônia, GRAAC, Instituto Phi, Fundação Gol de Letra, entre outras”, diz.

O Instituto Doar é o criador do Dia de Doar, iniciativa da qual o SAS Brasil já participou em diversas edições. A data foi criada pelo Instituto no mesmo ano de sua fundação, 2013 – que também coincide com a data de criação do SAS Brasil. O objetivo, como explica o Instituto Doar em seu site, é “chegar a pessoas ‘comuns’, que têm uma relação tangencial com o ativismo, a doação e o social”. A data envolve centenas de ONGs e milhares de pessoas.

O SAS Brasil atua desde 2013 levando ações de saúde, entretenimento e sustentabilidade a comunidades afastadas de grandes centros urbanos, com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo, população abaixo de 30 mil habitantes e carências na saúde, como ausência de médicos especialistas e de hospitais de referência. Nesse período, quase 40 mil pessoas já foram beneficiadas nas ações, em cidades de 13 Estados brasileiros. Saiba como fazer a sua doação.