Retorno a Biritiba Mirim teve novidades e atendimento da população; veja números

No último fim de semana (4 e 5 de agosto), realizamos a expedição de retorno a Biritiba Mirim (SP), com atendimentos nas áreas ginecológica, odontológica e oftalmológica e ações de alegria e de sustentabilidade. Localizada a 84 km de São Paulo, na região de Mogi das Cruzes e Suzano, a cidade tem graves deficiências na área de saúde, razão pela qual foi escolhida para a intervenção do time de voluntários do SAS Brasil. 

Veja os números da primeira ação em Biritiba Mirim

Voluntários da peça “Felizes para sempre?”

Nessa segunda expedição, tivemos a estreia de dois projetos no SAS Brasil: na frente de valorização da mulher do projeto Anariá, tivemos a peça de teatro “Felizes para sempre?”, que discute a violência contra a mulher de uma forma lúdica. Após a peça, as mulheres da cidade foram convidadas para uma oficina de valorização, em que receberam cuidados como maquiagem, manicure e levaram para casa fotografias Polaroid feitas na hora.

Na área de educação, a psicóloga Luisa Brito, voluntária SAS Brasil, promoveu um aulão de três horas de duração sobre bullying na escola, orientado a pais e educadores. Estiveram presentes 17 pessoas, que serão multiplicadores dos temas tratados. O projeto já vem sendo realizado por Luisa em escolas do Capão Redondo, na periferia de São Paulo (SP) e deve ser levado também para o Rally dos Sertões, para onde embarcaremos na próxima semana.

Veja destaques da nossa ação no Instagram

No retorno à cidade, superamos a marca de cerca de 1,1 mil pessoas nas diversas ações, entre crianças e adultos. O número é inferior ao que foi registrado na primeira ação, em maio, mas aproxima a 2,3 mil pessoas o total de impactados nas duas visitas à cidade. Vamos aos números detalhados da segunda expedição:

Oftalmologia

Garoto posa com óculos escolhidos

No projeto Ver Magia, de oftalmologia, realizamos a triagem de 188 crianças no sábado e de outras 154 no domingo, totalizando 342 crianças triadas no fim de semana. Depois de passar pela triagem, 138 crianças foram atendidas no sábado e 126 no domingo, totalizando 264 crianças, que passaram por atendimento oftalmológico completo. Todo o projeto é conduzido por médicos oftalmologistas voluntários. Segundo a coordenadora do Ver Magia, Carolina Carneiro, os números indicam uma alta incidência de problemas de vista entre as crianças de Biritiba Mirim. 

Em parceria com a Sagui, a Oftam e a Ótica City Jr., 147 óculos de grau prescritos serão produzidos para entrega no fim de setembro, em viagem específica para essa finalidade. Os óculos são produzidos a partir do resíduo industrial de tubos de pasta de dentes, reafirmando o compromisso do SAS Brasil com a sustentabilidade.  As crianças puderam experimentar diversos modelos e escolher as cores que preferem para os óculos que receberão. Totalmente gratuitos, os óculos são resistentes. A prefeitura de Biritiba Mirim, representada pela Secretaria de Saúde, vai enviar para o SAS Brasil índices de desempenho escolar das crianças atendidas para que possamos acompanhar o desenvolvimento delas a partir do uso dos óculos.

Alegria

Voluntária com presente de criança

Como sempre gostamos de dizer, saúde sem alegria não faz sentido. Por isso, nossas ações sempre aliam o tratamento médico a atividades educativas, esportivas, lúdicas e culturais para as crianças ao longo de todo o dia de atendimento. Nas atividades, mais de 250 crianças estiveram presentes, participando de brincadeiras, jogos de bola, slackline, piscina de bolinhas e cama elástica, além de oficinas de pintura facial e de desenho.

As ações da Alegria no retorno a Biritiba Mirim tiveram o apoio da Faber Castell, que doou uma grande quantidade de material escolar para uso nas oficinas de pintura facial e de desenho. Com massa de modelar, as crianças fizeram lindos presentes para os voluntários (como o da foto).

No retorno a Biritiba Mirim, tivemos ainda uma sessão do nosso cinema itinerante, realizada dentro da EMEF João Cardoso, local da ação. Na ocasião, 55 crianças e pais estiveram presentes e assistiram ao filme “Extraordinário (2017)“, que tem no elenco nomes como Julia Roberts, Jacob Tremblay e Owen Wilson.

O trama conta a história de um garoto que nasceu com uma deformação facial. Aos 10 anos, ele irá pela primeira vez a uma escola, como qualquer outra criança. Lá, precisará lidar com a sensação constante de ser sempre observado e julgado. Após a sessão, o voluntário Felipe Landim, estreante no SAS Brasil e voluntário da ONG Base Colaborativa, conduziu uma conversa com os alunos sobre bullying. 

Anariá

No projeto Anariá, de saúde e valorização da mulher, fizemos a devolutiva de exames realizados na cidade em maio, levando os resultados para dezenas de pacientes. Na frente ginecológica, o Anariá tem foco no rastreamento de lesões precursoras de câncer de colo de útero, com procedimentos realizados no contêiner desenhado especialmente para o atendimento com privacidade e profissionalismo das pacientes. Com o moderno exame Cobas, doado pela Roche Farmacêutica, o projeto Anariá consegue fazer o rastreamento e tirar as mulheres da fila do papanicolau durante cinco anos.

O número de consultas na última ação em Biritiba Mirim chegou a 88 no sábado, nove delas de mulheres que ainda não haviam sido consultadas em maio, e 56 no domingo, totalizando 144 pacientes. No domingo, realizamos ainda exames e procedimentos. Foram feitas seis colposcopias e uma biópsia, números que demonstram o compromisso do SAS Brasil em reduzir a fila pública de atendimentos.

Sorrisaria

Voluntário da Odonto durante atendimento

Dando continuidade ao trabalho iniciado em maio em Biritiba Mirim, os dentistas e estudantes da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP) fizeram atendimentos e uma série de procedimentos em crianças e adolescentes na cidade. Além disso, houve ações educativas, com palestras para crianças e pais sobre higiene bucal e a forma correta de escovar os dentes e aplicação de flúor, com um total de 38 crianças beneficiadas nessa última ação. 

No sábado, foram realizados 61 atendimentos, com 151 procedimentos odontológicos. No domingo, foram 60 atendimentos e 91 procedimentos. Ao todo, na segunda ação do SAS Brasil em Biritiba Mirim o Sorrisaria realizou 121 atendimentos com 242 procedimentos, realizados por um time de 14 voluntários. 

Sustentabilidade

Voluntários posam para foto durante plantio

Também em continuação à ação iniciada em maio e em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Biritiba Mirim, voluntários do SAS Brasil fizeram, no último fim de semana, o plantio de mais 20 mudas nativas da região para compensar a emissão da caravana dos 15 carros, uma moto, um ônibus (cedido pela Prefeitura) e a carreta que transporta o contêiner-consultório do SAS Brasil. Ao todo, entre as duas ações, 40 mudas nativas foram plantadas.

A ação de retorno a Biritiba Mirim reuniu 67 voluntários, parte deles viajando pela primeira vez com a ONG. Sete dos voluntários são alunos do Ateliê da Redação, que estiveram em maio e, apesar da época atribulada de provas vestibulares, decidiram voltar. Eles também conduziram campanhas de arrecadação e levantaram quase R$ 6 mil, que serão revertidos em benefício da população biritibana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *