O SAS Brasil é uma associação social sem fins lucrativos e itinerante criada em 2013. De lá para cá, já atendemos mais de 70 mil pessoas em 13 Estados, inclusive quando ocorreram os rompimentos das barragens de Mariana (MG), em 2015, e de Brumadinho (MG), no começo de 2019.

Fazemos ações de curta duração nas áreas de saúde, entretenimento e sustentabilidade, com alto impacto e legado positivo e duradouro. Já rodamos dezenas de milhares de km pelas estradas do Brasil profundo levando atendimento e alegria para as pessoas.

Seja doador SAS Brasil

Concretização do sonho de um grupo de amigos que gostam de viajar de carro pelo país e que queriam devolver à parte mais carente da sociedade brasileira o investimento feito em sua educação em universidades públicas de reconhecimento internacional, o SAS Brasil vai até locais carentes e afastados de grandes centros urbanos com equipes de profissionais multidisciplinares altamente engajados no voluntariado.

Existimos porque acreditamos que o acesso à saúde especializada deve ser universal no Brasil. Em muitos dos lugares que visitamos, não há médicos especialistas. Mulheres com vários filhos nunca estiveram em uma consulta ginecológica. Crianças com baixo desempenho escolar nunca passaram por um oftalmologista para verificar sua visão. O câncer de pele é uma realidade entre pessoas expostas ao sol no trabalho rural. O país com a maior concentração de dentistas tem também um número altíssimo de desdentados, pessoas excluídas do mercado de trabalho e da sociedade.

Nossa atuação é simples. Com unidades móveis montadas sobre contêineres ou carretas, adaptadas com consultórios médicos completos com equipamentos de ponta, levamos toda a estrutura necessária para realizar atendimentos resolutivos nas áreas da saúde em que atuamos: ginecologia, dermatologia, oftalmologia, odontologia, saúde mental e saúde veterinária.

Visitamos cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e população inferior a 30 mil habitantes para zerar a demanda de óculos em crianças, curar lesões cancerígenas de pele e de colo uterino – essa última, a 4ª doença que mais mata mulheres no Brasil. Em parceria com os municípios visitados, levamos saúde aliada a ações de entretenimento, cultura, esportes, educação e sustentabilidade, em um cuidado amplo do ser humano e do meio ambiente.

O SAS Brasil e o Sertões

O SAS Brasil é desde 2013 a ação social oficial do Rally dos Sertões, a mais tradicional prova off road realizada no país e a maior das Américas. Levamos atendimento médico e uma série de ações para as populações carentes no entorno do trajeto da competição, que existe desde 1992 e se tornou muito mais que uma prova de carros, motos e outros veículos: o Sertões, como o evento é hoje conhecido, é uma vitrine para uma das regiões mais bonitas embora invisíveis do nosso Brasil.

A partir de 2019, passamos a ser uma das 3 dimensões do Sertões: competição, turismo e social. Ao longo de cerca de 10 dias na estrada, rodamos milhares de quilômetros, dormimos acampados em escolas ou creches e madrugamos para distribuir saúde e alegria para a população. Nossos voluntários altamente engajados formam equipes com profissionais multidisciplinares de várias áreas, como médicos, dentistas, engenheiros, TIs, comunicadores, educadores etc.

Visite o site do Sertões