Desde 2013, quando o SAS Brasil foi criado, temos desenvolvido projetos em diferentes frentes para atender demandas crescentes entre as populações que atendemos. Foi assim que nasceram os projetos Olhos Abertos, Anariá e Ver Magia.

67d715_851417d7415e45919d10b709e03427d5-mv2

PROJETO ANARIÁ 

Com a missão de levar atendimentos ginecológicos de qualidade a mulheres brasileiras entre 30 e 65 anos, com especial foco na prevenção do câncer de colo de útero e educá-las, por meio de palestras preventivas, sobre a doença, nasceu o Projeto Anariá. O nome rende homenagem a Anariá Recchia, jovem brasileira que faleceu em 2016 em um atropelamento crimoso em São Paulo. Anariá inspirou e segue inspirando a equipe do SAS Brasil.

 O Projeto Anariá faz atendimentos em cidades brasileiras com pouco acesso a médicos ginecologistas e alta incidência de diagnósticos tardios de câncer de colo de útero. Em consultórios itinerantes, o projeto leva atendimento ginecológico completo, exames de triagem do Vírus do Papiloma Humano (HPV) de alta tecnologia (teste Cobas®) e cirurgias curativas de lesões precursoras da doença em mulheres nessa faixa etária. Com o resultado negativo no teste Cobas®, a mulher tem um prazo de cinco anos sem a necessidade de repetição.

 As palestras que realizamos dentro do âmbito do Projeto Anariá têm cunho educativo e preventivo, com temas que envolvem a saúde da mulher, como higiene íntima, prevenção de infecções do trato genital e das vias urinárias, de câncer de mama e de colo de útero, entre outros. Além disso, mapeamos as mulheres por meio de questionário de avaliação de risco para 12 doenças. Fazemos também orientação jurídica sobre violência doméstica contra a mulher.

 No Projeto Anariá, o SAS Brasil tem a parceria da Roche (kits Cobas®), do Hospital de Câncer de Barretos (leitura dos exames de HPV e biópsias), do AmigoH (projeto do Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo que leva atendimento oncológico e hematológico de alto padrão a regiões afastadas de grandes centros urbanos) e da Clínica Pinotti (cartilhas de saúde da mulher e questionários de avaliação de risco para doenças).

VER MAGIA: Alegria do cinema, magia da visão
VER MAGIA: Alegria do cinema, magia da visão

PROJETO VER MAGIA

Imagine levar atendimento oftalmológico completo com entrega imediata de óculos a jovens e crianças. Imagine, ainda, que eles podem assistir a uma sessão de filme num cinema itinerante montado especialmente para eles ao ar livre em cidades brasileiras com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

 Essas são as missões do Projeto Ver Magia. Em parceria com a ONG Renovatio, representante exclusiva no Brasil da tecnologia alemã OneDollarGlasses, o projeto monta in loco, para as crianças e jovens, os óculos de grau de alta qualidade, sem nenhum custo para os beneficiados, muitos dos quais nunca tiveram a oportunidade de fazer um exame de vista.

Nessa expedição e em várias outras realizadas pelo SAS Brasil, o cinema itinerante conta com equipamento de projeção audiovisual de alta definição, lentes de alta performance e Som Dolby Digital Sourround®, proporcionando uma experiência inesquecível a crianças e jovens de cidades que não têm salas de cinema.

 A ONG Renovatio fornece os equipamentos e os materiais para a montagem dos óculos, como armação, lentes e peças, no local, possibilitando a entrega imediata dos acessórios no momento da ação.