Nascemos no Sertões. Em 2013, um grupo de 8 amigos viajou em 2 carros levando talentos, tenda de campanha e muita informação e energia pelo percurso da prova. Foram 1,5 mil pessoas beneficiadas. Na última edição, em 2019, éramos 92 voluntários e tocamos a vida de mais de 13 mil.

Também viajamos em expedições autônomas, para dezenas de cidades de todas as regiões do país. Já atendemos municípios de 14 Estados brasileiros, cerrado e sertão, no pobre Vale do Paraíba (SP), ou frente a emergências humanas e ambientais como em Mariana, São Joaquim de Bicas e Brumadinho (MG).

📈Verifique dados e o perfil das cidades atendidas

Com a portaria que regulamentou a telemedicina na pandemia, a SAS Brasil passou a oferecer atendimentos médicos e psicológicos para pessoas em comunidades socialmente vulneráveis de grandes cidades.

Nossa essência é a mesma: 4×4, viagem, belas paisagens, e, claro, muita saúde, alegria e sustentabilidade para quem precisa. Atendemos cidades com IDH baixo ou médio (ou abaixo da média do Estado), população inferior a 30 mil e carências na saúde pública, como ausência de especialistas ou de estrutura hospitalar. Na telemedicina atendemos pessoas em favelas e em situação de vulnerabilidade.

Conheça e acompanhe as nossas redes sociais

Confira até onde já fomos

Em 2020, com a pandemia do “novo coronavírus”, a SAS Brasil precisou cancelar expedições. Em pouco tempo, desenvolvemos uma plataforma própria e segura de telemedicina para seguir no propósito de dar acesso à saúde a pessoas socialmente vulneráveis. Passamos a oferecer atendimentos médicos e psicológicos à distância, evitando que as pessoas se deslocassem a unidades de saúde, onde o risco alto de contágio é elevado.

Conheça o projeto de telemedicina da SAS Brasil

A adoção da telemedicina foi possível graças à regulamentação da tecnologia em função da pandemia, em março de 2020, pela portaria 467 do Ministério da Saúde, que autorizou o contato direto entre paciente e médico. Antes, o contato virtual só poderia ocorrer entre profissionais da saúde nas duas pontas. Com a telemedicina, a SAS Brasil democratiza o acesso à saúde. Os atendimentos são totalmente gratuitos e o agendamento é feito a partir de um número de WhatsApp divulgado nas comunidades atendidas. Até o fim de setembro de 2020, mais de 26,8 mil pessoas já haviam sido atendidas.

Uma equipe de dezenas de voluntários recebe as mensagens e faz uma triagem para determinar a prioridade e já agenda a consulta com um médico ou psicólogo. Até o fim de setembro de 2020, 16 especialidades estavam sendo oferecidas nos atendimentos, além de outras seis áreas da saúde. O projeto conta ainda com uma equipe de solo em comunidades selecionadas das capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte e já atende remotamente pacientes em dezenas de cidades em 18 Estados. Os profissionais de campo trabalham paramentados e têm equipamentos para aferir sinais vitais de pacientes, quando é necessário.

Confira até onde a nossa telemedicina já chegou

Com a telemedicina, podemos ir mais longe, dando acesso à saúde para mais gente. Entre março e outubro de 2020, mais de 26,8 mil pessoas já haviam sido beneficiadas! Veja no mapa onde estão as pessoas que já atendemos. Faça uma doação ou seja voluntário SAS Brasil.

A SAS Brasil no Sertões

Tradicional prova de offroad realizada desde 1992, o Rally dos Sertões (hoje apenas Sertões) percorre cenários de tirar o fôlego nos Estados do sertão brasileiro, com trajeto que muda a cada ano. Desde a 21ª edição, disputada em 2013, a SAS Brasil participa levando ações de saúde e alegria.

No ano seguinte, 2014, passamos a ser a ação social oficial da competição. Até a 7ª edição em que participamos, em 2019, só no Sertões foram mais de 29,4 mil pessoas impactadas em 28 cidades de 9 Estados brasileiros. Para acompanhar os “ralizeiros” e levar ações de curta duração e alto impacto para as populações carentes do entorno do Sertões, rodamos desde 2013 mais de 38,3 mil km.

Confira as expedições SAS Brasil Sertões

Desde 2016, além das ações realizadas durante a prova, fazemos também expedições iniciais, em que uma equipe menor viaja para fazer o reconhecimento do trajeto, entender as carências e demandas das cidades que serão atendidas, treinar professores e profissionais locais de Saúde e realizar a triagem de pacientes ginecológicas e dermatológicas, por meio de telemedicina.

Expedições autônomas

Além da viagem anual com o Sertões, realizamos ações autônomas sem periodicidade definida, sempre em parceria com a administração pública das cidades que visitamos ou com organizações que cuidam da população local. Nos dois casos, nossos voluntários viajam em carros 4×4, levando equipamentos médicos e estrutura completa de entretenimento, além de muita disposição!

Saiba para onde foram nossas expedições autônomas

Além dos carros, caminhões viajam levando nossas unidades móveis adaptadas com consultórios completos e toda a infraestrutura para o atendimento médico e para a montagem do nosso cinema itinerante.

Saiba onde nossas expedições já estiveram

Cada ponto no nosso mapa de expedições é um punhado de histórias que tocamos e que ajudamos a mudar com as nossas ações. Em cada cidade, centenas ou milhares de pessoas foram impactadas pelas ações. Já foram mais de 55 mil pessoas beneficiadas! Você pode fazer parte! Faça uma doação ou seja voluntário SAS Brasil.

Quer saber quando é a próxima ação da SAS Brasil? Fique de olho!

Durante a pandemia, a SAS Brasil adaptou uma de suas carretas, paradas em função do cancelamento de expedições e ações presenciais, e a transformou em um hemocentro itinerante, que rodou por diversos pontos da capital e Grande São Paulo coletando doações de sangue. Até meados de setembro de 2020, mais de 2,1 mil pessoas já haviam feito a doação na carreta, beneficiando potencialmente milhares de pessoas precisando de transfusão.

Conheça nosso banco de sangue itinerante

Justamente por efeito do isolamento imposto pela pandemia, os estoques de sangue nos hemocentros chegaram a níveis preocupantes. O quadro, mesmo antes da covid-19, já era crítico. Dados do Ministério da Saúde apontam que apenas 1,6% da população brasileira doa sangue — o equivalente a apenas 16 a cada 1.000 pessoas. A taxa ideal, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 5%. O hemocentro itinerante é uma ação SAS Brasil com patrocínio Roche.

Saiba por onde nosso banco de sangue já esteve

Cada ponto no mapa é um local que recebeu a carreta adaptada para coleta de sangue.