Jornal do Vale do Ribeira destaca ações do SAS em Sete Barras

A expedição que o SAS Brasil realizará em Sete Barras (SP), no fim de semana 8 e 9 de julho, foi destaque na edição de hoje (7) do Jornal Regional, que circula nas cidades do Vale do Ribeira. Na matéria, o jornal divulga a agenda das ações na cidade, que tem um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado de São Paulo, de acordo com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Sete Barras situa-se na posição 633 entre 645 municípios paulistas, com IDHM (classificação geral) 0,673, considerado baixo. Com cerca de 13 mil habitantes, segundo o IBGE, a cidade tem o terceiro pior IDH do Vale do Ribeira. O SAS Brasil atende cidades brasileiras com IDH abaixo de 0,7 e menos de 20 mil habitantes. Sete Barras será a primeira cidade do Vale do Ribeira atendida, em parceria com o projeto Olhos Abertos, que reúne alunos do cursinho pré-vestibular Anglo Tamandaré. Além da triagem que será realizada no fim de semana, os voluntários voltarão em outubro para realizar os atendimentos oftalmológicos e odontológicos.

Confira a seguir o texto publicado no jornal.

O Projeto Olhos Abertos, em parceria com a ONG Saúde, Alegria e Sustentabilidade (S.A.S.) e Prefeitura de Sete Barras, promovem entre os dias 8 e 9 de julho (sábado e domingo), das 8 às 17 horas, na Escola Municipal de Educação Fundamental Professor Durval de Castro, mutirão de saúde, voltado principalmente às crianças.

No local haverá várias atividades ligadas também à saúde da mulher com exames ginecológicos e palestras, além de serviços odontológicos. Na tenda de sustentabilidade oficinas de brinquedos com materiais reciclados, além de cinema itinerante.

O trabalho é todo voluntário e realizado por meio de triagens oftalmológicas que serão feitas durante os dias de trabalho da equipe de 75 pessoas, entre médicos e estudantes. “As crianças terão acesso imediato aos óculos pagos por nós. Acreditamos no potencial que todos temos para a transformação, e nos benefícios trazidos pela união em prol do bem comum (…). O trabalho surgiu a partir da reunião de estudantes com um propósito em comum: abrir os olhos da sociedade para a realidade das crianças de Sete Barras, no Vale do Ribeira, e abrir os olhos das crianças para o mundo por meio de doação de óculos àquelas que necessitarem”, afirmam os idealizadores.

Nos dias 8 e 9 haverá atividade da Tenda de Recreação das 8 ao meio-dia e das 13 às 17 horas, as crianças poderão brincar na cama elástica, piscina de bolinhas, slackline e frescobol. Às 11h45 e 16h45 haverá teatro infantil. Também pela manhã até o meio dia, na tenda de saúde haverá triagem oftalmológica e o mesmo serviço se repete à tarde, a partir das 15 horas, prosseguindo até as 17 horas. Às 11h30 e 16h30 haverá palestra da mulher. Na tenda sustentabilidade, das 10 às 16 horas haverá oficina de brinquedos com materiais reciclados.

A ONG – o SAS Brasil – surgiu da ideia de que uma viagem pode ser mais que uma viagem. Pode ser uma grande oportunidade de aprendizado e de contribuir para um Brasil melhor. A proposta é levar saúde, entretenimento e sustentabilidade para populações que vivem em locais de difícil acesso em nosso paaís, através de veículos off road e muita vontade de fazer diferença por esse Brasil afora.

A primeira expedição deixou de ser uma ideia e aconteceu em 2013, junto ao Rally dos Sertões. A partir de 2015, o SAS Brasil passou a ter expedições independentes (com diferentes parcerias), planejadas com base em estudos de regiões, populações e as reais necessidades de cada comunidade escolhida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *