Expedição do SAS Brasil no 25º Rally dos Sertões terá compensação de carbono

Em 2017, a maior expedição já realizada pelo SAS Brasil no Rally dos Sertões também terá um enorme desafio ambiental: queremos compensar toda a emissão, proveniente da nossa caravana, de gases do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global.

Quem organiza o projeto é a engenheira civil Sara Diva, pós graduada em construção sustentável. Voluntária desde a primeira expedição, ela é uma das responsáveis pelas atividades de sustentabilidade do SAS Brasil. Foi ela quem apresentou o projeto de compensação de carbono que será levado ao 25º Rally. 

“Começamos com a ideia de realizar apenas o plantio de mudas, mas resolvemos ir além e montamos um projeto piloto de compensação do carbono emitido durante o evento e, quem sabe, expandir a ideia para compensar outras expedições”, explica.

Na estrada e no ar. Mas não é uma conta simples. Primeiro, é necessário calcular o impacto do deslocamento de toda a caravana, que será composta por nove carros, dois caminhões que levam os contêineres adaptados com consultórios, cinco motos e o transporte aéreo de voluntários de três regiões do país.

Depois, como explica Sara, é preciso avaliar o tipo de árvore e a região onde serão plantadas para, só então, calcular a capacidade de compensação por muda. Em média, para cada tonelada de CO² emitido é necessário plantar 7 árvores.

Por enquanto, Sara estima que serão necessárias 100 árvores, em média. Para isso, nossos voluntários vão ajudar a criar áreas verdes nas cidades atendidas que deverão ser cuidadas a longo prazo. “Para a compensação ser validada, a árvore precisa durar, pelo menos, vinte anos”, ressalta.

Você também pode inscrever seu projeto nas áreas de saúde, alegria e sustentabilidade; se a proposta for aprovada, você poderá participar em uma das nossas expedições como voluntário.

Sertões 2017. Entre os dias 18 e 26 de agosto, a próxima e maior expedição do SAS, passará pelas cidades de Alto Garças (MT), Aquidauana (MS) e Santa Terezinha de Goiás (GO), levando atendimento médico e ações de sustentabilidade e entretenimento para as comunidades que ficam na rota do Rally dos Sertões. A expectativa é impactar mais de 3 mil pessoas durante os dez dias de prova.

Um comentário em “Expedição do SAS Brasil no 25º Rally dos Sertões terá compensação de carbono

  1. Pingback:Projeto de compensação de carbono do SAS Brasil realiza plantio de 124 mudas – Blog do SAS Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *