Nossa equipe de triagem no Sertões Series já está na estrada – com muita aventura!

Após percorrer mais de 1,5 mil km de estrada rumo à missão de triagem para o 27º Sertões, a equipe de voluntários do SAS Brasil chegou a Luís Eduardo Magalhães (BA) para encontrar a turma que participa da primeira etapa do Sertões Series! E, como mandam os deuses do off-road, não faltou diversão e aventura no nosso trajeto!

Nossa equipe partiu para a missão de triagem no Jalapão a partir de São Paulo na manhã de terça-feira (4) com quatro voluntários. Nesse primeiro trecho, percorremos cerca de 690 km de asfalto até a cidade goiana de Catalão, onde está sediada a fábrica da Mitsubishi. A montadora é uma das patrocinadoras do Sertões.

Equipe de voluntários SAS Brasil em Luís Eduardo Magalhães (BA)

Depois de Catalão, pernoitamos em Anápolis (GO), onde a voluntária Derlene Gomes Santana nos hospedou com o típico carinho goiano. Derlene é enfermeira e já participou de 6 expedições do SAS Brasil. Com a parada em Anápolis, ela embarcou para sua 7ª aventura e se tornou o 5º elemento da nossa equipe.

Na manhã de quarta-feira (5), seguimos para uma rápida passagem por Brasília (DF) para buscar nosso 6º integrante – a dra. Adriana Mallet, coordenadora médica do SAS Brasil. Da capital federal, saímos para uma rápida parada em Alto Paraíso (GO) para almoçar e apreciar as belas paisagens da Chapada dos Veadeiros.

Nesse ponto, encontramos nosso 7º voluntário, o coordenador e fotógrafo Márton Pederneiras (mais conhecido como Ton, que também é um dos fundadores da ONG). Ele passou a acompanhar nosso comboio de moto. Sobre duas rodas, ele era o mais ágil e fazia rápidas paradas na estrada para capturar imagens deslumbrantes do cerrado.

De Alto Paraíso, seguimos para Luís Eduardo Magalhães, o último trecho da primeira perna da viagem, que depois vai seguir até Campo Grande (MS), onde vai rolar a largada do Sertões 2019 em agosto. No trajeto, médicas e enfermeiras do SAS Brasil vão fazer a triagem de pacientes nas cidades que serão atendidas e os professores da rede pública serão capacitados pra fazerem o exame de acuidade visual nas crianças.

Acompanhe toda a aventura no nosso Instagram

A chegada na cidade baiana ocorreu por volta das 22h. Depois de uma noite de pizza e descanso, encontramos os participantes do Sertões Series, que terá trechos inéditos e inúmeras atrações. O percurso contemplará cerca de 1.230 km com boa parte em piso de areia entre trechos cronometrados e deslocamentos, passando por 2 estados brasileiros. A prova sai de Luís Eduardo Magalhães, faz um laço que inclui Dianópolis (TO) e São Félix do Tocantins (TO) e volta para o município baiano. O Series tem competidores de todas as regiões brasileiras.

Competidores do Sertões Series e equipe SAS Brasil em Luís Eduardo Magalhães (BA)

O trabalho não terminou com a chegada a Luís Eduardo Magalhães. Lá, nossa equipe posicionou e começou a montar nossa unidade móvel de atendimento, produzida e adaptada pela Truckan e adesivada pela Fix Print, parceiras do SAS Brasil nessa empreitada! A carreta, com 4 consultórios médicos completos, faz parte do cenário de equipamentos da Vila Sertões.

A unidade móvel de atendimento do SAS Brasil já está posicionada na Vila Sertões em Luís Eduardo Magalhães (BA)

Durante a primeira etapa do Sertões Series, nossa missão será apresentar nossa estrutura de atendimento e a ação de impacto social no Sertões. Aqui, os pilotos e equipes poderão conhecer mais sobre a dimensão social do maior rally das Américas. Em seguida, partiremos para a triagem das populações que serão atendidas entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, quando acontece a prova mais esperada do ano, o Sertões 2019.

A expedição de triagem do SAS Brasil no Sertões Series tem o patrocínio da Roche e da AmigoH, braço filantrópico de pesquisa em oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein. Além disso, conta com a parceria de uma série de empresas. Acompanhe as novidades no blog, nas nossas redes sociais e no hotsite da expedição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *