À Flor da Pele

O projeto de dermatologia do SAS Brasil atua no diagnóstico e realizando tratamentos clínicos e cirúrgicos na área de saúde da pele. Para cuidar do maior órgão do corpo humano, promovemos ações de educação, prevenção e diagnóstico. O câncer de pele é tratado nos nossos consultórios móveis com cirurgias e medicamentos.

O diagnóstico precoce do câncer de pele é a nossa maior arma contra esse tipo de câncer, o mais comum no Brasil e no mundo! De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), só em 2019 haverá mais de 160 mil novos casos de câncer de pele apenas no Brasil.

O câncer de pele mata, mutila e deforma, mas tem cura quando diagnosticado e tratado precocemente!

Como funciona?

Médicos dermatologistas e enfermeiros, voluntários do projeto À Flor da Pele, realizam uma triagem da população nas cidades previamente selecionadas. Para isso, usamos a tecnologia de telemedicina aplicada à dermatologia. No retorno à cidade, durante as expedições, nossa equipe de dermatologistas voluntários fazem o tratamento cirúrgico dos pacientes cujos exames apresentam variações ou sintomas de câncer de pele.

Para que possamos realizar esse trabalho, tão importante para a população do sertão e de áreas afastadas de grandes centros urbanos justamente pela constante exposição aos efeitos negativos dos raios solares, estamos sempre em busca de cirurgiões dermatológicos que topem essa aventura itinerante com a gente!

Para participar, você que é dermatologista só precisa se cadastrar como voluntário SAS Brasil aqui no site. Quando a nossa expedição estiver chegando perto da sua cidade, vamos chamar você para fazer parte desse projeto com a gente! Médicos de qualquer cidade do Brasil podem se inscrever, mesmo que não estejam nas áreas de atuação do SAS Brasil. Costumamos abrir vagas para expedições em geral um mês antes de viajar. É só ficar de olho nas nossas redes sociais.

Educação e tecnologia

Nosso projeto de saúde dermatológica também contempla ações de educação. Oferecemos palestras sobre temas básicos, como o cuidado com a pele, uso de filtro solar, câncer de pele, doenças sexulamente transmissíveis (DSTs) e hanseníase.

O À Flor da Pele é diferente porque usa a telemedicina, ferramenta nova e inovadora que diminui distâncias ao nos auxiliar na realização de consultas sem a necessidade de estar presente, podendo orientar pacientes carentes que vivem em locais distantes. Para isso, a equipe local de médicos generalistas faz uma teleinterconsulta com nossos especialistas.