Na manhã deste sábado (10), o projeto Anariá voltou à escola. A E. E. Alfredo Paulino, no Alto da Lapa (Zona Oeste de São Paulo) recebeu um time de 27 voluntários da ação Anariá nas Escolas, que teve início em junho com apoio da Roche. A comunidade da escola recebeu informações sobre saúde feminina e sobre o ciclo da violência doméstica, temas que norteiam o projeto Anariá.

Veja no nosso Instagram Stories como foi a ação

Adriana Lima, gerente jurídico e de Responsabilidade Social da Roche, destacou que os dois temas – saúde e violência – são complementares. “Eles são apresentados pelo projeto Anariá dentro de um mesmo contexto”, diz. Segundo ela, as mulheres que participaram puderam olhar para os temas com a cabeça mais aberta. “Se todo mundo soubesse o que é estar aqui, não perderia uma ação como essa”, diz. “São momentos em que elas podem olhar para si mesmas e pensar na saúde e em seus relacionamentos”.

As coordenadoras do SAS Brasil Helena Salles e Adriana Mallet, durante palestra sobre saúde da mulher

A médica Adriana Mallet, uma das fundadoras do SAS Brasil e coordenadora da área de saúde, abriu a ação com uma conversa sobre temas relacionados à saúde das mulheres, como infecção urinária, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, métodos anticonceptivos, entre outros. A palestra, que a médica já realiza há 18 anos, suscitou muitas perguntas. No início, os presentes se comprometeram: vão reproduzir o que aprenderam para que as informação cheguem a mais pessoas. Ednéia Miguel, pedagoga da escola, elogiou a médica: “Ela fala com muita simplicidade de temas que são muito importantes”, diz. Ednéia contou que aprendeu muito com a palestra.

Na sequência, os atores voluntários da Frente de Valorização da Mulher do projeto Anariá encenaram a peça “Felizes para sempre?”, em que discutem o ciclo da violência em relacionamentos. Muito aplaudida, a peça foi seguida por um debate conduzido pela coordenadora da ação, a advogada Helena Salles. “Achei sensacional, uma forma lúdica de despertar nas pessoas esse sentimento de que não devem ter medo ou ser submissas ao parceiro”, disse a professora de Artes do colégio, Maria Theresa Bologna.

A psicòloga Luisa Brito, atriz da peça ‘Felizes para sempre?’, durante cena

“Na minha opinião, o que vocês fazem ainda pode gerar muita mudança nas pessoas e na sociedade, além de influenciar positivamente as nossas crianças”, diz Maria Theresa, que também fez transmissões ao vivo no canal da escola no YouTube. Ela também opinou sobre a palestra de saúde feminina: “A médica foi muito esclarecedora, não enrola, não escracha, fala com respeito, de uma forma que todos podem entender. Achei gratificante ouvi-la”, contou.

A professora de Educação Física da E. E. Alfredo Paulino, Kahira Loia, achou muito importante abordar temas de sexualidade na palestra. “Os jovens não têm em casa alguém com quem sentar e conversar sobre esses temas”,

Maria Theresa, Ednéia e Kahira, que trabalham no colégio: sño elogios ao projeto

A gestora da escola, Rosângela Yarshell, elogiou a iniciativa. “Sinto-me abraçada pelo SAS Brasil e pela Roche”, disse. Segundo ela, uma mãe de aluno da escola foi ameaçada pelo companheiro. Ela ouviu dele na delegacia que, se saísse de casa, ele a mataria”, relata, ao ressaltar a importância do tema abordado no teatro e no debate. “Ela não veio, por medo, mas quero conversar com ela sobre o tema”, disse.

Legado

Ao final da ação, o time de voluntárias do SAS Brasil cuidou da maquiagem e esmaltação das professoras e mães presentes. Como sempre nas ações do SAS Brasil, a Alegria não faltou. Voluntários se revezaram para pintar os rostinhos da criançada e jogar bola na quadra da escola. Cerca de trinta crianças estiveram presentes na ação.

Duas dessas crianças fazem os vídeos do canal do YouTube da escola. Luiza Maria e Bianca prepararam um vídeo em que contam como foi a ação. Para o SAS Brasil, isso é o mais bonito: a mensagem que carrega o legado que queremos deixar nas nossas ações. Quando vem de crianças, que representam o futuro da nossa sociedade, sentimos um gostinho maravilhoso de missão cumprida! Assista ao vídeo: