Corrente do bem ajuda a combater depressão em aldeias indígenas de Aquidauana (MS) com incentivo ao esporte

Longe de ser uma doença restrita apenas aos grandes centros urbanos, a depressão é hoje um problema de saúde pública também em aldeias indígenas do Brasil. Em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, iniciativas tentam combater os altos índices da enfermidade entre os jovens com projetos de incentivo ao esporte e lazer.

Na aldeia Limão Verde, uma das três comunidades indígenas atendidas durante a quinta expedição do SAS Brasil no Rally dos Sertões, a criação de uma escolinha de futebol para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos foi a maneira encontrada pelas lideranças locais para combater, além da depressão, o alcoolismo entre os índios terenos.

Doação. Antes de pegar a estrada entre os dias 18 e 26 de agosto, o SAS Brasil realizou uma campanha para arrecadar material esportivo para o projeto. Pouco a pouco, uma corrente de solidariedade foi se formando.

A primeira a se conectar foi Mariana Farah, voluntária do SAS BrasilPor intermédio da amiga Aira Bonfim, engajada em estudos e projetos de valorização do futebol feminino e de várzea, a campanha chegou ao conhecimento da Love.Fútbol, uma organização sem fins lucrativos que mobiliza e envolve comunidades para planejar, construir, gerenciar, ativar e redefinir seus próprios campos de futebol como plataformas sustentáveis para mudanças sociais.

Ela foi responsável por conectar o último nome na rede de contatos do bem: a Fundação Eprocad, criada em 1985 no município paulista de Santana de Parnaíba. A iniciativa promove ações nas áreas de esporte, educação e cultura para a inclusão social de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade. 

O resultado final foi a doação de cones, bolinhas e raquetes de tênis, bolas de rugby, coletes, um par de mini traves e bolas de basquete de futebol. Todo material recebido foi entregue para a escolinha da aldeia durante a ação do SAS Brasil no local. 

SASSERTOES2017_20170825_112608

Um comentário em “Corrente do bem ajuda a combater depressão em aldeias indígenas de Aquidauana (MS) com incentivo ao esporte

  1. Pingback:Venda de camisetas contribuirá com encontro esportivo cultural da terra indígena Buriti (MS) – SAS Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *