Como associação da sociedade civil preocupada com a saúde da nossa população, o SAS Brasil está tomando uma série de medidas e de ações ligadas à pandemia do novo coronavírus no Brasil. Estamos monitorando de perto o impacto da covid-19 junto aos nossos voluntários, população atendida e a comunidade em geral, incluindo os municípios beneficiados.

Entendemos que há uma atmosfera de incertezas porque a situação tem mudado diariamente e de forma muito rápida. Por isso, queremos assegurar que as nossas decisões estão sendo sempre tomadas em paralelo ao que as autoridades estão anunciando e tendo nos nossos corações a segurança e o bem-estar de saúde de toda a comunidade SAS Brasil.

Uma das medidas mais difíceis que tivemos de tomar foi a de cancelar a expedição a Caatiba, município baiano que seria o primeiro a nos receber em 2020, entre os dias 26 e 29 de março. Entendemos que a manutenção da expedição poderia colocar em risco os nossos voluntários e a população atendida. Estamos trabalhando em conjunto com a cidade para definir uma nova data para essa ação.

Leia no UOL: Governo recomenda a aéreas remarcar passagens sem custo; o que elas dizem?

Mobiliza SAS Brasil

No próximo fim de semana, dias 21 e 22 de março, temos programado o primeiro Mobiliza SAS Brasil, evento em que centenas de voluntários farão uma grande coleta de recursos para as nossas ações. Em função da situação com o coronavírus, decidimos manter a data, mas fazer a movimentação usando as redes sociais – se você quer fazer parte desse momento histórico com a gente, basta se inscrever. Mais do que nunca, esse é um momento de união!

Estamos aqui para ajudar

O SAS Brasil está atento também a ações que podem ser tomadas para ajudar a população brasileira a conter o vírus, realizar exames para identificar a covid-19 e a agilizar o tratamento de pessoas contaminadas. Estamos recebendo sugestões e trabalhando para colocar a nossa estrutura e tecnologia à disposição. Se você trabalha em alguma instituição de saúde ou na gestão de município e gostaria de enviar uma sugestão, entre em contato com a gente.

Algumas das sugestões que estamos analisando:

  1. usar as nossas carretas e a nossa rede para realizar atendimento extra-hospitalar, com testagem do vírus e suporte às unidades existentes;
  2. oferecer treinamento e assistência à distância para cidades que já atendemos (e eventualmente novas cidades interessadas) para condutas relacionadas à covid-19;
  3. acionar o nosso financiamento coletivo para a viabilização de ações que contribuam no combate à pandemia e seus impactos.

Estamos mantendo conversas com gestores e equipes de saúde de diversos municípios e também com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). A partir desses contatos, entenderemos se poderemos realizar alguma ação relacionada à covid-19, usando as nossas carretas e a telemedicina. Nesse caso, nossa ideia é direcionar os recursos do Mobiliza SAS Brasil do próximo fim de semana para gerar engajamento específico para o combate ao coronavírus. De outra forma, nossa campanha vai ser direcionada para arrecadar recursos para as ações do SAS Brasil programadas para 2020.

Desejamos a você e seus familiares que continuem saudáveis e nos colocamos à disposição caso você tenha alguma pergunta. Vamos seguir monitorando a situação e anunciaremos qualquer mudança nos planos.