Home Bastidores Entenda como é realizado o atendimento de Otorrinolaringologia no SAS Brasil

Entenda como é realizado o atendimento de Otorrinolaringologia no SAS Brasil

por Ana Beatriz Viana Arruda

A terceira especialidade da nossa série especial sobre os serviços do SAS Brasil é a Otorrinolaringologia.

A otorrinolaringologia é uma especialidade voltada para o cuidado do nariz, ouvido e garganta. Diretamente relacionada com a qualidade de vida do paciente, essa área médica possui características clínicas e cirúrgicas, indo além do diagnóstico e tratamento de doenças, tratando tumores na região da cabeça e pescoço e realizando cirurgia plástica facial. Ainda mais, atende crianças, adultos e idosos avaliando a respiração, audição, deglutição, voz e a saúde das cordas vocais. 

Conheça nossas outras especialidades: Saiba como o SAS Brasil atende seus pacientes de dermatologia

Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia

No SAS Brasil, os pacientes da otorrino chegam a partir de uma queixa ou de um encaminhamento. Os casos comumente tratados estão relacionados à perda auditiva, atraso na fala, dores de garganta e sinusite. O médico especialista realiza a teleconsulta com seu paciente e a partir desse momento é traçado um plano de tratamento.

Caso seja necessário, nosso profissional pode solicitar exames para serem realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do paciente. Essa parceria com a UBS é muito importante, pois garante que na eventualidade de um atendimento encontrar dificuldades, como na observação da garganta, os profissionais de saúde das unidades sejam capazes de dar o suporte necessário ao paciente. Assim, o trabalho do SAS Brasil se apoia no Sistema Único de Saúde, garantindo que nossos pacientes tenham condições de realizar os devidos exames  e tratamentos.

Teleatendimento

Durante nossas expedições presenciais, não deixamos de oferecer às populações que visitamos o atendimento dessa especialidade. Assim, expande nosso campo de atuação, oferecendo aos pacientes cada vez mais oportunidades de um cuidado integral, além de conectar pessoas, propósitos e promover inovação potencializando o acesso à saúde para quem não tem.

A médica especializada em otorrinolaringologia e voluntária do SAS Brasil, Mariana Siqueira, conta como é importante o atendimento da organização no acesso à saúde gratuita, para a qualidade de vida dos pacientes de otorrino. “As filas de otorrino para atendimento público são  muito grandes por causa da falta de especialistas, por isso, os pacientes acabam buscando centros de referência ou hospitais universitários. O atendimento do SAS Brasil é importante porque permite que o paciente tenha acesso a consulta, evitando que o caso evolua, garantindo uma maior qualidade de vida”, afirma.

A otorrino ainda complementa falando como o atendimento multidisciplinar é importante no tratamento de muitos pacientes. “Em casos de atraso de fala, o trabalho da otorrinolaringologia com a fonoaudiologia é muito importante porque através da fonoterapia, que é uma possibilidade no SAS Brasil, o paciente tem mais chances de melhora. Assim, ao longo prazo, esse trabalho transforma muito a qualidade de vida do paciente”, conta. 

No tratamento da Covid-19, nossos profissionais da otorrinolaringologia também exercem um papel ativo. Em especial, sua atuação é voltada para a intervenção nos casos de sequelas deixadas pela doença, como a perda de olfato e paladar. Dessa forma, esses profissionais desempenham esforços para reabilitar nossos pacientes, de forma que eles possam recuperar a sensação de cheiro e gosto. Com prescrição de medicações e fisioterapia de cheiros nossos profissionais desempenham um papel importante na recuperação do coronavírus.

 

Série Especialidades SAS Brasil

O SAS Brasil disponibiliza aos seus pacientes profissionais de saúde de 27 especialidades. Cada área apresenta suas particularidades e, por isso, foi criada a Série Especialidades SAS Brasil, para ajudar nosso público a entender mais sobre como funciona nossos serviços, o que cada área é responsável, quais são suas atribuições e como ela se estrutura no SAS Brasil.

Posts relacionados

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.