Home Ações e projetosÀ Flor da Pele Saiba como o SAS Brasil atende seus pacientes de dermatologia

Saiba como o SAS Brasil atende seus pacientes de dermatologia

por Ana Beatriz Viana Arruda

A segunda especialidade que será tratada na nossa série especial sobre os serviços do SAS Brasil é a Dermatologia.

A dermatologia é uma especialidade médica voltada para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças na pele, cabelos, mucosas, pelos e unhas. É uma área muito versátil já que abrange casos voltados para estética, procedimentos cirúrgicos ou oncologia. Além disso, a dermatologia atende um público muito diverso, indo da infância à terceira idade. Ainda mais, o especialista em cuidados com a pele tem um papel importante no diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis. 

Leia: Conheça a atuação da Terapia Ocupacional no SAS Brasil

Logo da Sociedade Brasileira de Dermatologia

O SAS Brasil conta com uma equipe de dermatologistas que diariamente realizam consultas e teleconsultas com pacientes por todo o Brasil. Os casos mais tratados pela equipe de profissionais são acne, micose, perda de cabelo, dermatite e alergias. O diagnóstico precoce do câncer de pele é recorrente na história da instituição, tanto que foi criado o projeto À Flor da Pele, voltado para a conscientização e prevenção de câncer de pele. Em 2021, juntamento com o projeto voltado para a saúde da mulher, Anariá, estamos mapeando lesões que podem ser ou vir a desenvolver câncer de pele.

O atendimento dermatológico pela telemedicina ocorre de forma eficaz e sem empecilhos, uma vez que se trata de uma especialidade muito visual. Dessa forma, através do vídeo e de fotos, que podem ser anexadas e salvas no prontuário do paciente, o médico é capaz de determinar o diagnóstico sem muitas vezes precisar de exames presenciais. Em casos em que testes ou procedimentos são necessários para o tratamento, os pedidos são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

Atendimento de dermatologia do SAS Brasil

Para guiar os profissionais, o SAS Brasil desenvolveu um protocolo em que são dadas as diretrizes em relação aos encaminhamentos que devem ser realizados, os cuidados com cada caso e, por fim, um direcionamento em relação às prescrições de tratamentos a serem feitos. Através desse material,  garantimos que o médico irá conduzir a consulta conciliando suas demandas com a realidade do paciente, ou seja, assegurando que o diagnóstico, a solicitação de exames ou a prescrição de medicamentos seja de acordo com aquilo oferecido pela UBS mais próxima do atendido.

De acordo com a dermatologista, Maria Cecília de Carvalho Bortoletto, coordenadora de dermatologia do SAS Brasil, ter essa especialidade na instituição faz a diferença na vida de milhares de pessoas. “Para as populações vulneráveis, o atendimento com especialista é muito difícil de conseguir através das UBS. Não são todas unidades que têm profissionais de dermatologia, muitas vezes o paciente fica 2 anos na fila por uma consulta.  O SAS Brasil dá a chance de pessoas, que antes nunca tinham ido ao dermatologista, de ter acesso a uma consulta de qualidade”, disse.

Paciente triagem em Caatiba (BA)

Dessa forma, através de um projeto de dermatologia bem estruturado, a instituição segue cumprindo sua missão, que é levar saúde e alegria para quem mais precisa. Promovendo o acesso a especialistas, a diminuição do tempo de espera por uma consulta e garantindo um acompanhamento de qualidade, o SAS Brasil faz a sua parte para que o Brasil se torne um lugar melhor, tanto para nossos pacientes, quanto para nossos médicos e voluntários.

 

Série Especialidades SAS Brasil

O SAS Brasil disponibiliza aos seus pacientes profissionais de saúde de 27 especialidades. Cada área apresenta suas particularidades e, por isso, foi criada a Série Especialidades SAS Brasil, para ajudar nosso público a entender mais sobre como funciona nossos serviços, o que cada área é responsável, quais são suas atribuições e como ela se estrutura no SAS Brasil. 

Fotos: Fernanda Ary

Posts relacionados

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.