Home Bastidores Conheça a atuação da Terapia Ocupacional no SAS Brasil

Conheça a atuação da Terapia Ocupacional no SAS Brasil

por Ana Beatriz Viana Arruda

O SAS Brasil disponibiliza aos seus pacientes profissionais de saúde de 27 especialidades. Cada área apresenta suas particularidades e, por isso, foi criada a série Especialidades SAS Brasil, para ajudar nosso público a entender mais sobre como funciona nossos serviços, o que cada área é responsável, quais são suas atribuições e como ela se estrutura no SAS Brasil. Hoje, 19 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional e, por isso, essa será a especialidade a estrear na nossa série especial. 

⇨ Confira: 5 lições sobre a saúde que aprendemos em 2020

Brasão da Terapia Ocupacional (COFFITO)

A Terapia Ocupacional (TO) é uma área da saúde que utiliza tecnologias para auxiliar pacientes na recuperação de sua emancipação e autonomia. Seu principal foco é garantir que o indivíduo restabeleça ou melhore suas capacidades físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e sociais de forma que o ele seja inserido na sociedade e participe socialmente. É através da TO que nossos pacientes aprendem como lidar com atividades que requerem uma adaptação conforme sua condição, recuperando a autoestima, o exercício da cidadania e a independência.

Os terapeutas ocupacionais do SAS Brasil atuam nos campos da saúde mental, saúde do trabalhador, saúde do idoso, adulto, criança e adolescente,e por fim saúde da família. Eles são responsáveis por acolher pessoas emocionalmente vulneráveis em decorrência do Covid-19, orientar famílias com dificuldades na readaptação de seus filhos que apresentam necessidade auxílio no desempenho da vida diária, acadêmica, prática e social  e que estão em situação de vulnerabilidade emocional.

Os atendimentos de TO são realizados através da tessaúde

Ainda mais, nossos profissionais realizam palestras sobre distúrbios de aprendizagem assim como orientações sobre rotinas pedagógicas em escolas e profissionais que atuam diretamente com as crianças avaliadas pela equipe do SAS Brasil. O atendimento dos pacientes acontece através da telemedicina, geralmente por encaminhamento da equipe médica ou por solicitação da própria família, que na maioria das vezes referem dificuldades com seus filhos e a readaptação na dinâmica social em decorrência da pandemia.

Os atendimentos têm o objetivo de escutar as queixas principais frente às rotinas das atividades de vida diária, prática, acadêmica e social. A partir desse momento, orientações são realizadas e acompanhadas pela Terapeuta Ocupacional por em média 8 consultas (uma por semana). Quando necessário, é realizado o encaminhamento para a equipe dos profissionais de saúde do SAS Brasil e para instituições de saúde próximas à residência do paciente, por meio de um relatório de encaminhamento.

Atendimento de TO em expedição do SAS Brasil

A terapeuta ocupacional, Luciana Sanged Portella, coordenadora da área de Terapia Ocupacional no SAS Brasil conta como tem sido o atendimento de TO durante a pandemia do coronavírus. “Auxiliar essas famílias a manterem a saúde física e emocional está sendo um desafio, que o SAS Brasil, está redimensionando não somente a minha vida pessoal e profissional como a de tantas famílias carentes que perderam a perspectiva de atendimento a seus filhos, uma vez que a necessidade nos impede de manter as rotinas terapêuticas dessas crianças, seja em escolas ou em instituições”, disse.

Através da terapia ocupacional, o SAS Brasil vai aos poucos impactando a realidade de milhares de pessoas e mudando o acesso à saúde especializada no Brasil. Com ações como as realizadas pela instituição, o nosso país vai se tornando um lugar melhor e mais justo. Se você ainda não faz parte do nosso projeto de voluntariado não perca tempo e venha iniciar a sua jornada de levar saúde e alegria para quem precisa.

Capa: Luciana Portella

Posts relacionados

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.