Home Ações e projetosÀ Flor da Pele Mês de conscientização sobre o câncer de pele, Dezembro Laranja traz reflexões sobre o cuidado com a pele na infância

Mês de conscientização sobre o câncer de pele, Dezembro Laranja traz reflexões sobre o cuidado com a pele na infância

por Ana Beatriz Viana Arruda

A pele é o maior órgão do nosso corpo e muitas vezes esquecemos que temos que cuidar dela. Por isso, desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza uma campanha durante o mês de dezembro para promover a conscientização sobre o câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, por isso se torna tão essencial ações como a do Dezembro Laranja.

Confira: Projeto de telemedicina do SAS Brasil vence Prêmio Abril & Das de Inovação na categoria Medicina Social

Em 2020, a campanha é voltada para a importância da educação sobre os cuidados da pele desde a infância. A coordenadora de dermatologia do SAS Brasil, Maria Cecília de Carvalho Bortoletto, ressalta a relevância do tema: “A campanha deste ano é muito importante, afinal, é o sol da infância que na vida adulta apresenta consequências, como o envelhecimento e o câncer de pele”. 

Foto: Fernanda Amaury

O câncer de pele é mais frequente em adultos brancos e pode aparecer em diversas regiões do corpo. Só no ano de 2020, o Brasil registrou 8.450 casos, sendo 4.200 homens e 4.250 mulheres, de acordo com dados do INCA. A detecção precoce da doença é essencial para que seja traçado o melhor tratamento, o qual pode envolver procedimentos de remoção do tumor, raspagem, radioterapia e quimioterapia dependendo do tipo de câncer.

A médica, que integra a equipe de profissionais de saúde do SAS Brasil desde maio deste ano, também aponta como o trabalho do SAS Brasil desempenha um papel significativo na vida das comunidades atendidas. “Existem muitos pacientes que, antes do SAS Brasil, nunca haviam passado por uma consulta com um médico dermatologista. A instituição dá chance para que essas pessoas sejam atendidas”. 

Foto: Fernanda Amaury

Dentre as 16 especialidades que o SAS Brasil atende, a dermatologia conta com um projeto especial. À Flor da Pele, é a ação que  promove conscientização e prevenção do câncer de pele não só durante o Dezembro Laranja, mas também durante todo o ano. A iniciativa utiliza a tecnologia da telemedicina aplicada à dermatologia para realizar diagnósticos precoces do câncer de pele, fazer acompanhamentos e planejar intervenções cirúrgicas. Mesmo durante a pandemia, continuamos oferecendo atendimento dermatológico via telemedicina.

Como é de praxe aqui no SAS Brasil, a educação também faz parte do nosso projeto de dermatologia. Aliado aos nossos consultórios nas Unidades de Teleatendimento, realizamos palestras sobre temas essenciais, indo além do câncer de pele, ensinando as populações sobre cuidados com a pele, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e uso de filtro solar. 

Confira alguns cuidados que devem ser tomados quando se expor aos raios solares:

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Posts relacionados

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.