Home Rolando no SAS Brasil Dia de Doar no SAS Brasil termina com live surpresa e comemoração por novos apoiadores; assista

Dia de Doar no SAS Brasil termina com live surpresa e comemoração por novos apoiadores; assista

por Comunicação SAS Brasil

O Dia de Doar vai chegando ao fim e o SAS Brasil marcou a data, em que houve conquista de novos doadores, com uma live surpresa no Instagram. O coordenador Roy Bento, responsável pela área de eventos e pela comunicação em campo, conversou com a diretora Sabine Bolonhini sobre o engajamento da rede nas doações nessa data tão especial. Na conversa (assista mais abaixo), Sabine relembrou que no começo do ano tínhamos planejado realizar uma série de expedições… até que veio a pandemia e tivemos que mudar todos os planos. O SAS Brasil respondeu rapidamente e desenvolveu uma plataforma própria de telemedicina em tempo recorde.

⇨ Leia no blog: Chegou o Dia de Doar 2020, data que celebra a cultura da doação

Roy e Sabine durante a live (foto: Reprodução)

Sabine lembrou ainda que naquele momento de começo de pandemia, quando começamos a pedir ajuda para desenvolver a plataforma, “choveu doações”, o que reforça a imagem de solidariedade que o brasileiro tem. E graças a esse apoio e de tudo que vem acontecendo desde março, de lá pra cá, mais de 20,5 mil teleatendimentos gratuitos já foram realizados em dezenas de cidades de todo o país, beneficiando mais de 40,5 mil pessoas. “A gente tem grandes parceiros, como a Roche, o Einstein, a Mauá Capital, a Ale Combustíveis, que dão muita credibilidade”, disse Sabine. “Mas damos muito valor aos doadores, porque isso é um jeito de sempre construir juntos. Hoje sobrevivemos com as doações que recebemos e esperamos diversificar”.

Roy contou sobre algo que ouviu uma vez, os “três Bs”: bolso, boca e braço. “Com 1 real por dia, 30 reais no mês, você patrocina um teleatendimento do SAS Brasil – esse é o bolso; se você não tem a grana agora, use o segundo B, a boca, para divulgar, espalhar a palavra, seus familiares podem querer doar, a empresa em que você trabalha pode se interessar em ser parceira…”, disse. “E o terceiro B é o braço, que é sendo voluntário”. Sabine complementou: “Só precisa ter amor no coração”, lembrando que temos hoje mais de 500 voluntários envolvidos na telemedicina.

Planos para 2021

A diretora do Brasil prometeu que em 2021 o SAS Brasil vai voltar a viajar, como fez até 2019. “O projeto das UTAs vai ganhar muita escala e vai continuar impactando muita gente”, disse. As unidades de teleatendimento do SAS Brasil, instaladas em quatro cidades no trajeto do Sertões 2020, ficarão nas cidades durante um ano inteiro. Cavalcante e Campos Belos (GO), Santo Amaro (MA) e Cruz (CE) já estão com as UTAs instaladas ou a ponto de receber as estruturas, que têm salas de atendimento especializado e cabine de telemedicina, para garantir o impacto das populações locais. Teve até novidade na live: Sabine disse que pode ser que em 2021 cheguemos a oito estruturas. Em paralelo aos teleatendimentos, haverá mutirões para as cidades. Os voluntários atuantes hoje terão prioridade nas vagas.

Roy e Eloísa durante a live (foto: Reprodução)

Também participou da live a coordenadora de voluntários do SAS Brasil, Eloísa Leite. Ela e Roy lembraram dos 10 mil chamados atendidos pelos voluntários ao longo do mês de novembro. “Esses dez mil acolhimentos foram dez mil luzinhas no nosso colar de luz”, disse Eloísa. “Quem realmente é curado somos nós”. Ela também contou da mobilização feita junto aos voluntários ao longo do Dia de Doar e até de familiares dela que passaram a doar. “Precisamos de bolso, de boca, mas precisamos muito de braço”, lembrou Elô, ressaltando a importância do voluntariado.

Durante a segunda parte da live, os dois lembraram que não é preciso ser profissional de saúde para atuar como voluntário no SAS Brasil. “Temos muitas etapas, o acolhimento, a triagem, só depois vai ser a consulta”, disse. “O nosso sistema roda com o voluntariado”. Elô também falou sobre a trilha do voluntário: “Não estamos preocupados apenas que o paciente seja bem acolhido, mas também os nossos voluntários”.

Assista à íntegra da live (sem spoiler: teve mais uma participação especial!):

 

Ver esta publicación en Instagram

 

Una publicación compartida por SAS Brasil (@sasbrasil4x4)

Posts relacionados

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.