Home Sertões SAS Brasil investe em tecnologia de ponta para proporcionar saúde especializada e de qualidade a pacientes nas UTAs

SAS Brasil investe em tecnologia de ponta para proporcionar saúde especializada e de qualidade a pacientes nas UTAs

por Ana Beatriz Viana Arruda

As duas primeiras Unidades de Teleatendimento (UTA) do SAS Brasil já estão instaladas em Cavalcante (GO) e na vila pesqueira do Preá, em Cruz (CE), e estão prontas para receber nossos tão esperados pacientes. Para chegar até lá, e nas outras duas cidades que ainda receberão as estruturas, o SAS Brasil investiu em tecnologias de ponta para garantir que a população tenha acesso a saúde especializada e de qualidade, com toda a segurança. Uma delas é o Centro de Diagnóstico Móvel (CDM), ferramenta desenvolvida pela empresa argentina EXO Soluções Tecnológicas. 

⇨ Leia no blog: X Rally Team apóia tecnologia das UTAs do SAS Brasil

O CDM é uma a solução tecnológica que está presente nas salas de ginecologia e dermatologia das nossas UTAs. A aplicação permite que o médico faça uma série de exames, remotamente, para verificar, por exemplo, a atividade do coração por meio de eletrocardiogramas, as frequências cardíaca e respiratória, a pressão arterial, a saturação de oxigênio e a temperatura do paciente.

A médica Adriana Mallet, coordenadora de Saúde do SAS Brasil, ressalta que essas funcionalidades fazem do CDM “uma ferramenta bastante potente para a telessaúde”. Segundo ela, a tecnologia pode ajudar em consultas de pacientes “quando você tem que tomar uma decisão de tratamento, porque com ela conseguimos obter sinais vitais preciosos”. 

Além disso, o Centro de Diagnóstico Móvel permite que o profissional de saúde realize vídeochamadas utilizando as plataformas já adotadas pelo SAS Brasil, assegurando que todo o processo seja gravado e que os dados sejam armazenados para consultas futuras. A gerente de conexão da EXO no Brasil, Lara Lima, aponta como vantagem do uso do CDM a sua garantia da proteção de dados dos pacientes. “Sem encriptação, você estaria sujeito à perda de informações”, explica Lara. “O CDM foi desenvolvido pensando na segurança de informação, na concentração de dados médicos e na própria telemedicina”. 

‘Solução ideal e econômica’

Em um material de divulgação sobre o CDM, a EXO explica que a tecnologia permite que a consulta com o médico especialista seja feita a distância “com a mesma praticidade com a qual se faz de forma presencial”, além de representar uma solução econômica diante da escassez de profissionais. “Sua estrutura leve e pequena o transforma em uma solução ideal para prestar serviços em pontos pouco acessíveis ou muito distantes em que há necessidade de serviços especializados”, cita o material, mencionando como exemplos “minas, poços de petróleo, bases militares, barcos, aviões, zonas emergenciais, regiões rurais, povados ou pequenas zonas urbanas”.

O CDM da EXO ainda reúne outras vantagens, confira

  • Durante um traslado de emergência, o centro de atenção médica pode receber informações dos sinais vitais do paciente antes de sua chegada, acelerando a sua recepção e atenção;
  • Libera leitos ao permitir a internação domiciliar de pacientes que requerem monitoramento contínuo;
  • Evita  infecções intra-hospitalares e reduz custos com hotelaria;
  • Evita custos de traslados desnecessários com as consultas a distância;
  • É de fácil uso;
  • Pode integrar outros dispositivos como ecógrafo, espirômetro, estetoscópio digital, câmera de inspeção etc.

Sensores medem os sinais vitais dos pacientes (foto: Divulgação/EXO)

Por meio dessa tecnologia, os médicos do SAS Brasil terão uma base firme para determinar os procedimentos que devem ser adotados no tratamento dos pacientes, estabelecendo protocolos e identificando a necessidade de intervenções, sejam elas presenciais ou não.

Por outro lado, o paciente terá a garantia de que o seu atendimento, mesmo quando for realizado a distância, é conduzido por evidências coletadas na hora e de forma correta e segura, além de ter todos os seus dados preservados e protegidos. 

É assim, com tecnologia e segurança, que as nossas UTAs vão fazendo a diferença nas quatro cidades em que estão sendo instaladas, nos estados de Goiás, Maranhão e Ceará. Por meio de tecnologias, parcerias, estudo e acima de tudo, vontade de fazer a diferença, aos poucos o SAS Brasil vai levando saúde e alegria para os mais diversos cantos do país.

Foto de capa: Roy Bento

Posts relacionados

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário, você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.